terça-feira, 9 de agosto de 2011

Urubu-rei

Urubu-rei (Sarcoramphus papa)

Classe: aves
Ordem: cathartiformes
Família: cathartidae

Maior espécie da família é também a mais forte e imponente. Possui entre 3 a 5 quilos, envergadura entre 1,70m a 2 metros.
É um animal carnívoro que se alimenta de animais mortos ou, quando caça, pega outros animais quase morrendo.
Durante a época de reprodução o casal coloca de 1 a 2 ovos que demoram aproximadamente 2 meses para eclodir. Os dois indivíduos do casal chocam.
Sua distribuição é praticamente toda a América do Sul, América Central até o México, incluindo Belize e Trinidad e Tobago. Habita florestas densas e áreas abertas adjacentes, como cerrados, campos, caatingas, pastos e matas de galeria.
Segundo a IUCN o urubu-rei se encontra fora de perigo, principalmente devido à sua grande distribuição.
Esse indivíduo foi visto hoje à tarde, na compania de um segundo que logo voou, na beira do corixo Cerradinho, divisa da fazenda Nossa Senhora do Carmo com a fazenda Nossa Senhora de Fátima, Corumbá/MS. Poucas vezes tive a sorte de observar esta linda espécie. Uma vez foi na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (região do município de Uarini/AM), 3 vezes no rio Negro, sendo uma no Arquipélago de Anavilhanas (mais de 3 indivíduos juntos) e outra no Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí.

Fontes:
Sick. H. Ornitologia Brasileira
www.iucnredlist.org
www.wikiaves.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário