sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Arara-azul-grande

Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus).

Classe: aves
Ordem: psittaciformes
família: psittacidea

Maior representante da família é um animal considerado ameaçado pela IUCN (International Union for Conservation of Nature and Natural Resources). As maiores ameaças são a caça predatória para o comércio ilegal e a perda de habitat. Em 1987 a população de arara-azul na natureza foi estimada em 2500 a 3000. Hoje em dia, embora a população esteja diminuindo, no Pantanal, com o esforço do Projeto Arara-azul (www.projetoararaazul.com.br) a situação vem melhorando.
Ocorre no pantanal, parte do cerrado, parte da Amazônia, se estendendo até o Tocantins, Pará e Amapá.
É um animal com hábitos bem específicos. Se alimenta apenas das sementes de 2 frutos, o acuri (Scheelea phalerata) e bocaiúva (Acrocomia aculeata). Além disso constrói seu ninho apenas em ocos das árvores ximbúva (Enterelobium contortisiliquum), mas principalmente (90% dos casos) em manduvis (Sterculia apetala).
Colocam de 1 a 3 ovos. Os filhotes são completamente dependente dos pais nos primeiros 3 a 4 meses, mas ainda ficam com os pais por mais de 1 ano, mesmo após começarem a voar.
Já observei na região da Pousada Xaraés grupos de mais de 50 indivíduos.

fontes:
Sigrist, T. de A. 2006. Aves do Brasil - uma visão artística
Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira.
Guedes, N. M. R. 2004. Araras-azuis: 15 anos de estudos no Pantanal. IV Simpósio Sobre Recursos naturais e Sócio-econômicos do Pantanal, Corumbá/MS.
www.projetoararaaul.com.br
www.wikiaves.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário