quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cigana

Cigana (Opisthocomus hoazin)

Classe: aves
Ordem: opisthocomiformes
Família: opisthocomidae

Ave muito bonita e diferente da Amazônia. Ocorre na região dos rios Amazonas e Orinoco, até o alto rio Paraguai e Bolívia. Também na Venezuela e Guiana. Habita áreas próximas à água, especialmente margens de rios e lagos. Muito encontrada na região da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, mas essa foto foi tirada na região do Meduini, rio Negro.
É uma espécie muito peculiar e possui bastantes características singulares. Os jovens possuem unhas afiadas, que perdem quando adultos, e quando ameaçados pulam na água.
Exclusivamente herbívora, a cigana possui bactérias simbióticas em seu sistema digestivo, o que ajuda na digestão de folhas. Esse tipo de associação é conhecida entre os mamíferos ruminantes. Além disso, possuem um sistema de papos que representa 13% do peso total da ave, o que também ajuda na digestão de folhas.
Voam desajeitadamente e vivem em grupos. Segundo Helmut Sick, a reprodução ocorre durante a época de chuvas e o casal coloca 2 ovos. Filhotes de anos anteriores ajudam na criação dos mais novos.
Não é considerada carne de caça, mas as populações ribeirinhas apreciam seus ovos (Sick, H. e comunicação pessoal). Considerada pela IUCN como fora de perigo.

Fontes:

Sick, H. Ornitologia Brasileira. Nova Fronteira, 1997. Rio de Janeiro

www.iucnredlist.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário