sábado, 6 de agosto de 2011

Ariranha

Ariranha (Pteronura brasiliensis)

Classe: mamíferos
Ordem: carnivora
Família: mustelidae

Belo animal de hábitos semi-aquáticos é o maior representante da família. Vive sempre associado a corpos d'água. Sua área de vida originalmente se estendia em boa parte da América do Sul, ocorrendo do norte da Argentina, sudeste ao norte do Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela, Peru, Guianas e Suriname.
É considerado ameaçado segundo a IUCN (www.iucnredlist.org), sendo que sua população está em declínio. As principais ameaças são a caça ilegal, especialmente para o uso da pele, o desmatamento, poluição das águas e a sobrepesca, que afeta sua principal fonte de alimentação.
Vive sobretudo de peixes, mas pode se alimentar de pequenas cobras, pequenos jacarés e alguns crustáceos.
Possui hábitos gregários e vive em grupos de 7 a 8 indivíduos.
Observei esse indivíduo no rio Abobral, região da Pousada Xaraés no Pantanal sul-matogrossense. Também já observei essa espécie no rio Negro, região de Anavilhanas. Existem pesquisas com esses animais no INPA (Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas), de Manaus/AM e no IDSM (Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá), em Tefé/AM.

Fontes:
www.iucnredlist.org

http://bosque.inpa.gov.br/viveirodeariranhas.htm

Emmons, L. H., Feer, F. Neotropical Rainforest Mammals. Chicago Press.

Lima, D.S., Marmontel, M., Rosas, F.W., De Matos, G. E. Estimativa da área de vida de ariranhas (Pteronura brasiliensis) durante o período de seca em cursos d'água na cabeceira do lago Amanã, Reserva Amanã, Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário