quinta-feira, 23 de outubro de 2014

maitaca-de-cabeça-azul

maitaca-de-cabeça-azul (Pionus menstruus)

Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae

Pionus deriva do grego, pionos (gordo) e do latim, menstruus (mestrual), significando algo como "ave gorda com o crisso vermelho" (as penas subcaudais são vermelhas).
É a espécie substituta de Pionus maximiliani no centro norte do Brasil, ocorrendo de Goiás a Roraima, da Bolívia à Costa Rica, Venezuela à Guiana Francesa. Não ocorre nos Andes e a oeste deles. Vive em florestas de terra firme, matas primárias e secundárias e em áreas urbanas arborizadas (como alguns pontos de Tefé. Minha casa e o Instituto Mamirauá, com bastante árvore e próximos a um contínuo de florestas).
Vivem em bandos, e eu tenho o prazer de ver alguns, semanalmente, procurando açaí no quintal de casa, em Tefé. Sua dieta é essencialmente frugívora, mas aprecia, também, néctar, sementes e flores. É encontrada nos barreiros para se alimentar de terra, cuja função parece ser de neutralização de toxinas.
Vive nas copas e faz seus ninhos em ocos de árvores, assim como os outros psitacídeos. A fêmea coloca 3 a 4 ovos por estação.
A espécie está fora de perigo, mas a população está diminuindo.

Fontes:

Aves do Brasil - Tomas Sigrist
http://www.wikiaves.com.br/maitaca-de-cabeca-azul
www.iucnredlist.org
Para ouvir o som: http://www.xeno-canto.org/species/Pionus-menstruus

Nenhum comentário:

Postar um comentário