quarta-feira, 22 de outubro de 2014

canoa

canoa (Archaeoprepona demophon)

Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Nymphalidae

Pra variar é muito difícil achar informações sobre invertebrados, mas, desde o ano passado, temos a chance de saber mais sobre borboletas, através do site www.amazonian-butterflies.net/, criado pela professora doutora Rosamary Vieira e  pelo doutor Hubert Hofer.
A canoa é a espécie do gênero Archaeoprepona mais comum na Amazônia Central. Costuma ficar no sub-bosque, mas também se aventura pelo dossel. As larvas dessa borboleta são grandes e de aparência críptica, sendo difíceis de serem encontradas.
É uma espécie florestal (as fotos foram tiradas no campus do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, na borda de uma mata secundária, mas que é ligada a grandes porções de floresta de terra-firme e de igapó).
Se distribui da Argentina ao México e em Trinidad e Tobago.
Os adultos se alimentam, principalmente, de frutas podres, mas as larvas possuem um hábito alimentar bem diversificado, porém sempre de plantas.
Não obtive nenhuma informação sobre o status de conservação da espécie.

Fontes:
http://www.amazonian-butterflies.net/families/?tx_psbfieldguide_fg%5Bspecies%5D=52&tx_psbfieldguide_fg%5Baction%5D=show&tx_psbfieldguide_fg%5Bcontroller%5D=Species&cHash=209ca5c0ab43b12c724ef179b66c6060


Nenhum comentário:

Postar um comentário