terça-feira, 21 de outubro de 2014

lagarto Anolis

lagarto (Anolis punctatus ou philopunctatus)

Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Iguanidae

Não consegui descobrir, com precisão, a espécie desse lagarto, mas, pelas fotos, julgo ser Anolis punctatus. O Guia de Lagartos da Reserva Florestal Adolpho Ducke, mostra A. philopunctatus, mas, segundo ele, isso é incerto, podendo ser A. punctatus (A. philopunctatus possui grandes manchas pretas no apêndice gular, o que, aparentemente, não ocorre em A. punctatus). Fiquei tão feliz ao tirar essa foto, em uma trilha, na RDS Amanã, que nem deu tempo para pedir auxílio a algum especialista no assunto. Contudo, julgo ser a espécie correta.
A. punctatus ocorre por toda a Amazônia e sua origem é essa região. Estudos mostram que a espécie pode ser mais antiga do que 6 milhões de anos.
Além de praticamente toda região amazônica, também ocorre na Mata Atlântica. É não-heliotérmica, arborícola, podendo ser encontrando em troncos de árvores, no chão.
A reprodução ocorre o ano todo e a fêmea coloca apenas um ovo por vez. Assim como outros lagartos do seu porte, provavelmente se alimenta de insetos e outros invertebrados, como gafanhotos e formigas.

Fontes:

Guia de Lagartos da RFDA - Amazônia Central - Laurie Vitt, William Magnusson, Teresa Cristina Ávila Pires, Albertina Pimentel Lima.
A molecular phylogenetic analysis of diversification in Amazonian Anolis lizards - R. E. Glor, L. J. Vitt, A. Larson,
http://reptile-database.reptarium.cz/species?genus=Anolis&species=punctatus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário