domingo, 4 de março de 2012

iguana


iguana (Iguana iguana)

Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Iguanidae

Iguanas são lagartos grandes, chegando até 1,5m. Os indivíduos jovens são mais verdes e claros do que os adultos, que possuem uma coloração tendendo mais para o acinzentado.
São animais diurnos e é muito comum observá-las se aquecendo ao sol nos barrancos dos rios ou em arbustos e árvores. É estritamente herbívoro, se alimentando de folhas e flores, mas já ouve ocorrências de iguanas se alimentando de carniça. A digestão das folhas é facilitada pois possuem microorganismos no trato digestivo que ajudam a digerir celulose.
Deposita entre 9-71 ovos. Precisam de temperaturas mais altas para a incubação dos ovos, por isso desovam em clareiras ou praias em ninhos que se localizam alguns centímetros abaixo do solo.
Podem ser predados por aves grandes e mamíferos como quatis (Nasua nasua), alguns felídeos e cobras.
Vivem em ambientes próximos à água, como beira de lagos e rios. Ocorre do México, incluindo parte das Antilhas, ao Paraguai e Brasil.
Fotos: à exceção da primeira foto da esquerda, que foi tirada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, as outras quatro são da região do Pantanal sul-matogrossense, município de Corumbá, Mato Grosso do Sul.

Fontes:

Guia de lagartos da Reserva Florestal Adolpho Ducke, Amazônia Central. - Laurie Vitt, William Magnunson, Teresa Cristina Ávila Pires e Albertina Pimentel Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário