domingo, 11 de março de 2012

ema



ema (Rhea americana)

Classe: Aves
Ordem: Struthioniformes
Família: Rheidae

A maior ave brasileira (envergadura: 2m; altura: 1,5m; peso:30-40kg), muito semelhante aos avestruzes (Struthio camelus) da África e aos emus (Dromaius sp.) da Austrália. As 3 espécies são chamadas de ratitas, que não podem voar, e tem suas origens ainda no grande continente do hemisfério sul, a Gondwana. Com a separação da Gondwana em continentes menores, o ancestral das ratitas se modificou em cada lugar, dando origem a essas aves, muito semelhantes, porém com claras diferenças. Correm muito rápido, chegando a 60km/h.
É uma espécie onívora, se alimentando de uma ampla gama de coisas, como sementes, folhas, frutos, pequenos vertebrados, invertebrados. Consta que a ema come pedrinhas e coquinhos, que a ajuda na trituração dos alimentos. É uma ave dispersora de sementes.
A época de reprodução se inicia em meados de outubro. O macho copula com 5, 6 fêmeas e é ele quem faz o ninho. Ao todo são depositados pelas fêmeas entre 10 a 20 ovos que são incubados, entre 38 a 42 dias, pelos machos. Após a eclosão, os ovos exalam um odor muito forte. Esse cheiro atrai muitas moscas que são, junto com suas larvas, comidas pelos filhotes. Há cuidado parental, feito pelo pai, que dura por volta de 6 meses. A ema vive por até 40 anos.
Muitos animais podem predar os ovos e os filhotes, dentre eles lagartos, canídeos, felídeos e aves como gaviões.
Habita campos limpos e sujos, pastagens, pampas, chaco, Pantanal e cerrado, mas sempre longe de grandes adensamentos populacionais humanos. Ocorre da Argentina à Bolívia, Uruguai, Paraguai e no Brasil no Sudeste e Sul, partes do Centro-Oeste e Nordeste.
É considerada um animal quase ameaçado, mas com as populações diminuindo.
As duas fotos foram tiradas na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, propriedade da Pousada Xaraés, região de Corumbá/MS, Pantanal sul-matogrossense. A primeira é um adulto e a segunda filhotes.

Fontes:

www.iucnredlist.org
www.wikiaves.com.br
www.zoologico.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário