terça-feira, 13 de março de 2012

gavião-panema - gavião-belo


gavião-panema (Busarellus nigricollis)

Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae

Conhecido em boa parte do Brasil como gavião-belo ou gavião-velho, na Amazônia é chamado de panema em alusão ao termo "panema" que significa algo como azarado. Os caboclos, observando esse gavião pescar, notam que ele precisa de muitas chances para conseguir pegar um peixe, daí o nome. Nada consta sobre isso na literatura científica.
É um gavião de médio porte, cuja alimentação se baseia principalmente de peixes, mas também de insetos, moluscos e pequenos vertebrados, inclusive jacarés.
Constrói um ninho de gravetos em árvores abertas e não muito altas (obs. pess.) e deposita apenas 1 ovo branco-acinzentado com manchas marrons. O imaturo possui a cabeça um pouco manchada de preto.
Habita áreas úmidas, como brejos, banhados, pantanais, mangues, matas de galeria,
buritizais, alagados, rios, lagoas e represas.
Ocorre do Uruguai ao México central e em praticamente todo o Brasil. Ave muito comum na região do Pantanal, praticamente garantida sua observação, o mesmo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
Está fora de perigo de extinção.
As duas fotos do lado direito foram tiradas na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, propriedade da Pousada Xaraés, município de Corumbá/MS, região do pantanal sul-matogrossense. As fotos da esquerda são da RDS Mamirauá, na "ressaca da Boca", empoleiradas em embaúbas (Cecropia sp.).

Fontes:

www.wikiaves.com.br
www.iucnredlist.org

Aves do Brasil - Tomas Sigrist

Nenhum comentário:

Postar um comentário