terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Tuiuiú

Tuiuiú (Jabiru mycteria)

Classe: aves
Ordem: ciconiiformes
Família: ciconiidae

Belíssimo animal é a maior ave voadora do Brasil. Possui mais de 1 metro de altura, envergadura de aproximadamente 2,5m e chega a pesar 8kg.
A cabeça e o pescoço são nus e o colar vermelho é uma região altamente irrigada por vasos sanguíneos que altera de tonalidade dependendo do grau de excitação ao atividade do animal.
Por vezes observamos grandes bandos desses animais, especialmente na época de vazante e seca no Pantanal, momento esse em que os peixes estão aprisionados em poças rasas, sendo alvo fácil de predadores como tuiuiús, outras cegonhas e garças. Normalmente esse fenômeno dura poucos dias, pois as aves acabam com todo o recurso e movem-se para outro local.
O tuiuiú se alimenta preferivelmente de peixes, destaque para o muçum (Synbranchus sp.), pequenos jacarés, cobras, anuros e alguns invertebrados.
Nidifica em árvores altas, como as piúvas (Tabebuia sp) no Pantanal. A segunda e a terceira fotos mostram dois ninhos na região do Abobral, Corumbá/MS. O tuiuiú ás vezes utiliza o mesmo ninho em cada período de reprodução, aumentando com galhos sempre. Encontramos ninhos de caturrita (Myiopsitt monachus) associados aos de J. mycteria. O casal cuida de 2 a 3 filhotes.
A última foto é um filhote que achei no chão, após um forte temporal ter derrubado o ninho inteiro. Criei o animal por cerca de 3 meses, quando já possuía o "colar" avermelhado. Depois disso o pessoal da Pousada Xaraés terminou de cuidar até ele ficar independente.
Não costumam produzir nenhum som à exceção do bater de bicos.
Fazem termorregulação urinando nas pernas o que provoca um refrescar imediato com a evaporação da urina.


Habita margens de rios (como a terceira foto, tirada no arquipélago de Mariaú - o maior arquipélago fluvial do mundo - rio Negro, Barcelos/AM), lagos, campos úmidos e áreas abertas. Ocorre do México à Argentina, por quase todo o Brasil, excetuando-se parte dasa regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Aparece como visitante no Panamá, Granada, Uruguai, EUA e Trinidad e Togabo.
É considerada uma espécie fora de perigo.

Fontes:

Ornitologia Brasileira - Helmut Sick
www.iucnredlist.org
www.fishbase.org

Um comentário:

  1. quando fui na Faz São Francisco ele tava lá quase grandinho já, pronto pra ir embora!!!

    ResponderExcluir