sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mutum-de-penacho


Mutum-de-penacho (Crax fasciolata)

Classe: aves
Ordem: galliformes
Família: cracidae

Talvez o mutum mais comum no Brasil, Crax fasciolata é típica do Brasil Central, ocorrendo do norte da Argentina, regiões do Chaco e Corrientes, Paraguai até o norte da Bolívia e leste do Pará e Maranhão. Também vive no interior de São Paulo e de Minas Gerais.
Habita cerrados, campos limpos, buritizais, plantações, matas de galeria e fazendas. Ambas as fotos foram tiradas na Pousada Xaraés, Pantanal sul-matogrossense, Corumbá. O indivíduo da foto da direita sempre circulava pelo gramado da pousada, parecendo não se importar muito com a presença humana. A foto do casal da foto da direita estava na mata ciliar do rio Abobral.
O macho é preto com a barriga branca e a fêmea possui a barriga amarelada e as partes superiores carijó. Possui entre 77-80cm e entre 2,2-2,8kg.
Se alimenta preferencialmente de frutos, mas come flores também.
Dorme e nidifica em árvores e coloca 2 a 3 ovos de coloraçào amarelada. O período de incubação é de cerca de 30 dias e os filhotes acompanham os pais por bastante tempo, mas quando emancipam os pais os expulsam de seu território.
Os mutuns são considerados uma ótima carne de caça (independente da espécie até onde eu sei), portanto a grande ameaça a essa e outras espécies é a caça indiscriminada. Contudo é considerada ainda fora de perigo.

Fontes:

Ornitologia Brasileira - Helmut Sick
Aves do Brasil - Tomas Sigrist
Iconografia das Aves do Brasil, volume 1 bioma Cerrado - Tomas Sigrist
www.iucnredlist.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário