segunda-feira, 10 de setembro de 2012

fogo-apagou

fogo apagou (Columbina squammata)

Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae

Possui cerca de 19 cm. O nome fogo-apagou deriva do canto, cujo som onomatopéico se assemelha a "fogo-apagou".
Ocorre na Venezuela e Colômbia e do Brasil Central ao Nordeste e Sul e norte da Argentina, Paraguai e sudeste da Bolívia (região do Pantanal).
Forrageiam no solo e se alimentam de frutos e sementes. Assim como as outras pombas, ingerem os grãos inteiros e não os quebram, se tornando importantes dispersores de sementes.
Em situações agonísticas levantam as asas para o adversário. Se consideram o inimigo mais fraco, a asa levantanda é aquela voltada para ele. Se o adversário é mais forte, levanta a do lado oposto, como um gesto de submissão. Muitas vezes levanta ambas as asas e sinal de confusão.
Vivem em casais ou em pequenos grupos. Fazem seus ninhos ou utilizam ninhos abandonados. O macho é que leva o material para fazer o ninho. A fêmea deposita 2 ovos e o casal choca, sendo que o macho fica do final da manhã até cerca das 16 horas e a fêmea fica no outro turno. O período de incubação é de cerca de 14 dias. Os filhotes abandonam o ninho com 15 dias.
Os filhotes são alimentados pelos pais com o chamado "leite de papo", uma massa composta pelo epitélio digestivo do  papo dos pais. Esse "leite" é rico em gordura (25-30%), proteínas (10-15%) e lecitina (5%).
A espécie está fora de perigo.



Fontes:
Ornitologia Brasileira - Helmut Sick
www.iucnredlist.org
www.wikiaves.com.br

Um comentário:

  1. "fogo apagou, fogo apagou" hahahah adoro o canto dele!

    ResponderExcluir