sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Japiim


Japiim (Cacicus cela)

Classe: aves
Ordem: passeriformes
Família: icteridae

Bela e interessante ave da família Icteridae. Alimenta-se preferencialmente de frutos, mas também pode comer insetos e sementes.
É capaz de imitar outras aves, mas também imita mamíferos. Já fui "enganado" por japiins, achando que estava ouvindo algum Uacari-branco (Cacajao calvus calvus).

Faz ninhos em colônias e muitas vezes associados a vespeiros, de onde conseguem proteção contra predadores e parasitas. Um macho procria com várias fêmeas.
Ocorre praticamente em todo o Brasil (exceto a região sul), Bolivia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela.
Vive em bandos e habita bordas de mata, campos, cerrados e matas de galeria. Ocorre, inclusive, nas cidades (já vi ninhos no meio de Manaus) e próximos à comunidades ribeirinhas.
Está fora de perigo na lista da IUCN.
A primeira foto foi tirada no Cano do Apara na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM), a quarta e a quinta atrás da Pousada Uacari, na RDSM e a segunda e a terceira na comunidade Três Unidos, na foz do rio Cuieiras, afluente da margem esquerda do rio Negro.

Fontes:

www.wikiaves.com.br
www.iucnredlist.org

4 comentários:

  1. Olá Pedro. Sou docnete de matemática da UFPA e preciso realizar uma ação docente com o Japiim e gostaria de obter algumas informações. Se possível, gostaria do seu contato. O meu e-mail é jbn@ufpa.br, Prof. João Batista

    ResponderExcluir
  2. Amigo, Aqui em Soure, Arquipélago do Marajó, Pará, tem uma ave muito parecida com o Japiim. Faz ninhos iguais ao do japiim, suas características de tamanho, bico etc. parecem muito com o japiim. Porém, umas coisas que eu estranho são o seu canto é muito restrito, isto é, parece mais um piado... Outra é a pelagem e cor do bico. Bico claro, perto do creme. Corpo de cor preta e penas do rabo todas amarelas! Por favor, me informe que espécie é esta? É Japiim? Vou tentar fazer uma imagem e te mandarei, ok? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlos,

      Interessante a descrição da espécie. Pelo que você tá falando, pode ser algum japó ou japu (gênero Psarocolius). Se puder mandar uma foto, mesmo que mais ou menos, irá ajudar.

      Abraço

      Excluir
  3. Boa noite. Ouço dizer q jappin cria filhos dos outros pássaros. Isso é lenda ou procede

    ResponderExcluir