sábado, 1 de outubro de 2011

Colhereiro

Colhereiro (Platalea ajaja)
Classe: aves
Ordem: ciconiiformes
Família: threskiornithidae

Bela ave da família dos ibises, mas, diferentemente da maioria dos seus parentes, não possui um bico fino e alongado e sim achatado com a extremidade maior, em forma de "colher".
Se alimenta peneirando na água e sua dieta é composta por pequenos peixes, moluscos, crustáceos e insetos. Chama à atenção sua cor rósea, uma consequência dos carotenóides nos itens alimentares. Quando no período reprodutivo o colhereiro fica com tonalidade mais escura.
Nidifica em colônias, muitas vezes compostas também por garças (Ardea alba, Egretta thula) e cabeças-secas (Mycteria americana). Normalmente coloca 2 a 3 ovos e a maturidade sexual é apenas aos 3 anos de idade. Os indivíduos de P. ajaja podem viver até 15 anos.
Habita áreas úmidas abertas, antrópicas ou naturais, tais como represas, estuários, manguezais, banhados, margens de rios, lagoas interioranas e orla marítima e áreas florestais extensas.
Ocorre da Argentina aos Estados Unidos, incluindo a maior parte das ilhas do Caribe. Não corre perigo de extinção.
As 3 fotos foram tiradas na fazenda Nossa Senhora do Carmo, região da Pousada Xaraés, Pantanal sul, município de Corumbá/MS.
Fontes:

Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Nova Fronteira, Rio de Janeiro.
Sigrist, T. de A. 2006. Aves do Brasil - uma visão artística
www.iucnredlist.org
www.wikiaves.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário