sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Japiim


Japiim (Cacicus cela)

Classe: aves
Ordem: passeriformes
Família: icteridae

Bela e interessante ave da família Icteridae. Alimenta-se preferencialmente de frutos, mas também pode comer insetos e sementes.
É capaz de imitar outras aves, mas também imita mamíferos. Já fui "enganado" por japiins, achando que estava ouvindo algum Uacari-branco (Cacajao calvus calvus).

Faz ninhos em colônias e muitas vezes associados a vespeiros, de onde conseguem proteção contra predadores e parasitas. Um macho procria com várias fêmeas.
Ocorre praticamente em todo o Brasil (exceto a região sul), Bolivia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela.
Vive em bandos e habita bordas de mata, campos, cerrados e matas de galeria. Ocorre, inclusive, nas cidades (já vi ninhos no meio de Manaus) e próximos à comunidades ribeirinhas.
Está fora de perigo na lista da IUCN.
A primeira foto foi tirada no Cano do Apara na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM), a quarta e a quinta atrás da Pousada Uacari, na RDSM e a segunda e a terceira na comunidade Três Unidos, na foz do rio Cuieiras, afluente da margem esquerda do rio Negro.

Fontes:

www.wikiaves.com.br
www.iucnredlist.org

3 comentários:

  1. Olá Pedro. Sou docnete de matemática da UFPA e preciso realizar uma ação docente com o Japiim e gostaria de obter algumas informações. Se possível, gostaria do seu contato. O meu e-mail é jbn@ufpa.br, Prof. João Batista

    ResponderExcluir
  2. Amigo, Aqui em Soure, Arquipélago do Marajó, Pará, tem uma ave muito parecida com o Japiim. Faz ninhos iguais ao do japiim, suas características de tamanho, bico etc. parecem muito com o japiim. Porém, umas coisas que eu estranho são o seu canto é muito restrito, isto é, parece mais um piado... Outra é a pelagem e cor do bico. Bico claro, perto do creme. Corpo de cor preta e penas do rabo todas amarelas! Por favor, me informe que espécie é esta? É Japiim? Vou tentar fazer uma imagem e te mandarei, ok? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlos,

      Interessante a descrição da espécie. Pelo que você tá falando, pode ser algum japó ou japu (gênero Psarocolius). Se puder mandar uma foto, mesmo que mais ou menos, irá ajudar.

      Abraço

      Excluir