quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Bodó


Bodó (Pterygoplichthys pardalis)

Classe: actinopterygii
Ordem: siluriformes
Família: loricariidae

Não posso garantir o nome científico dessa espécie, pesquisei algumas fotos e os nomes e estou confiando no site http://www.grandemanaus.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=381:acari-bodo&catid=60:peixes&Itemid=186 que coloca o acari-bodó como Liposarcus pardalis, porém segundo o site www.fishbase.org o gênero mudou para Pterygoplichthys. Desconfio que o bodó a que me refiro no blog possa ser do gênero Hypostomus. Se algum leitor discordar ou souber se esse nome é certo ou não, por favor me diga.
De qualquer forma o bodó é um peixe muito apreciado na Amazônia. Na cidade de Tefé, onde eu morei, é bastante comum vê-lo servido nas feiras ou em barraquinhas de churrasco em frente às casas. Nas comunidades ribeirinhas também é muito consumido. Na maioria das vezes (não sei dizer se são todas) esse peixe é grelhado ainda vivo. Nunca comi. Acho um peixe muito bonito e interessante, mas não acho uma comida bonita.
Consome-se o bodó com a mão, partindo ele ao meio e comendo-o todo, inclusive as vísceras. Pelo menos esse é o jeito tradicional.
O corpo é revestido de placas ósseas, duras que pode agir como uma forma de proteção, como uma armadura. Possuem cerca de 40cm.
O bodó fica sempre junto ao substrato, seja o solo, pedras ou pedaços de pau e sua boca ventral o ajuda a comer os detritos, algas e pequenos animais que ficam nesses locais. Também se esconde dentro de cavidades naturais e os bodós constróem ninhos nas barrancas dos rios (logicamente quando a água está alta), como ilustrado na segunda foto, tirada no Lago dos Reis, região do Careiro/AM, alto Amazonas.
Ocorre na Bacia Amazônica e as duas fotos foram tiradas de exemplares pescados no Rio Negro.

Fontes:

www.fishbase.org
http://www.grandemanaus.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=381:acari-bodo&catid=60:peixes&Itemid=186

2 comentários:

  1. ola
    :)
    Bom dia , e esse nome?

    ResponderExcluir
  2. Olá boa noite
    Pesquei um desses aqui no Pantanal mato-grossense no Rio Piquiri no Porto Jofre.Não o conhecia ficamos encantado com a sua aparência por ser tão diferente, nunca tínhamos visto um desses.gostaria de mais informações sobre a espécie, ainda mais agora que achavam que só tinha na região do Amazonas. Pois ele está por aqui tbem Mato Grosso
    Rio Piquiri 👍 (Sander Richard Cuiabá Mt)

    ResponderExcluir