sábado, 5 de novembro de 2011

Quati






Quati (Nasua nasua)

Classe: mamíferos
Ordem: carnivora
Família: procyonidae

Animal curioso, vive em bandos de fêmeas e jovens enquanto os machos viajam sozinhos. Costumam andar muito no solo, onde forrageiam à procura de sementes, frutos, invertebrados e até pequenos vertebrados, mas quando ameaçados ou na hora de descansar, sobem em árvores. Entretano, em um estudo feito no Parque Estadual Carlos Botelho grande parte do forrageamento é feita nas árvores, onde buscam bromélias epífitas (Beisiegel 2001). São diurnos. Quando dão à luz, as fêmeas deixam o grupo e criam os filhotes em ninhos feitos em árvores.
Vive em diferentes tipos de habitats, desde aqueles florestais até campos limpos e sujos, inclusive matas de galeria e ciliares.
Vivem em grande parte da América do Sul, do Uruguai até as Guianas e grande parte do Brasil, incluindo os biomas Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Amazônia. Foi introduzido no Chile. Consta que é "praga" na região de Foz de Iguaçu, onde rouba comida das pessoas que visitam a área.
A espécie é considerada fora de perigo.
Todas as fotos foram tiradas na região do Pantanal do Abobral. A segunda foi na mata ciliar do rio Abobral, fazenda Nossa Senhora de Fátima e as outras em capões da fazenda Nossa Senhora do Carmo.

fontes:

www.iucnredlist.org

Emmons, L. H. Neotropical Rainforest Mammals, 2ª ed. Chicago Press.
Beisiegel, B. M. Notes on the Coati, Nasua nasua (Carnivora: Procyonidae) in an Atlantic Forest area. Brazilian Journal of Biology, 61 (4) 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário