quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Parauacu

Parauacu (Pithecia pithecia)

Classe: mamíferos
Ordem: primatas
Família: cebidae

Nunca tinha visto essa espécie nas minhas andanças (poucas) pela Amazônia e ontem, fazendo um passeio pelo Bosque da Ciência, no Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), durante minha hora de almoço (ontem foi feriado e eu tive aula!!!), tive a chance de observar um grupo de parauacu. Deu pra chegar pertinho, mas as fotos deixaram um pouco a desejar.
O grupo que observei tinha por volta de uns 5-6 indivíduos e só vi uma fêmea. A literatura diz que esses animais vivem em grupos de 1 a 4 indivíduos. Normalmente os grupos são pares de adultos com o filhote, mas Lehman et al. 2001 colocam algumas dúvidas acerca do comportamento monógamo de P. pithecia.
Esses macacos se alimentam basicamente de frutos e sementes, porém também folhas e insetos em menor quantidade. Dá para observar na primeira foto que eles possuem dentes grandes e fortes o que o ajudam a quebrar sementes duras, o que os torna predadores de sementes. Desse modo não são bons dispersores.
Vivem em florestas primárias de terra firme, próximas aos rios, densas ou até mesmo matas secundárias e com certo distúrbio.
Ocorre no centro-norte da Amazônia, acima do rio Amazonas, incluindo, além do Brasil, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela.
Está fora de perigo.

Fontes:

Lehman, S. M, Prince, W., Mayor, M. 2001. Variations in group size in white-faced sakis (Pithecia pithecia): evidence for monogamy or seasonal congregations?

www.iucnredlist.org

Emmons, L. H. Neotropical rainforest mammals. 1999, 2ª ed. University of Chicago Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário