domingo, 4 de março de 2018

rendadinho


Rendadinho (Willisornis poecilinotus)

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Thamnophilidae

Espécie amazônica de terra firme, mas também próximas a cursos d’água, em matas ribeirinhas. No Brasil, ocorre do Mato Grosso a Roraima, oeste do Pará e Amapá. Nos países vizinhos, ocorre da Bolívia ao Equador, Colômbia a Guiana Francesa.

Seu nome científico significa Pássaro rendado de Willis (Willisornis = homenagem ao ornitólogo Dr. Edwin O. Willis; ornis é pássaro em grego e poecilinotus = rendado, manchado).

Os machos possuem barriga cinza e dorso preto manchados de listras e pontos brancos e as fêmeas são ferrugíneas, também com pontos brancos.

Seguem formigas-de-correição e bandos mistos. Se alimentam de insetos e outros artrópodes, como os demais membros da família.São tidos como “profissionais” como seguidores de correições.


A foto da direita foi tirada na comunidade Bom Jesus, pertencente à Floresta Nacional de Tefé e a outra em um ramal, na Estrada da Emade, ambos no município de Tefé, Amazonas. As duas fotos são em áreas de terra firme.


Está fora de perigo de extinção.

Fontes:

Ornitologia Brasileira - Helmut Sick

Aves do Brasil - Uma Visão Artística - Tomas Sigrist

www.wikiaves.com

www.birdlife.com

www.xeno-canto.org

2 comentários:

  1. Você tá firmão na sua saga das fotos, né man?! Parabéns, ótima coleção

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bitão, valeu! Gosto bastante de tirar fotos de bichos. NEm sempre dá, porque também curto só observar. Mas vou tentando melhorar as fotos e variar as espécies. Abraços

    ResponderExcluir