terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

vespa-amassa-barro

Vespa –amassa-barro (Sceliphron cf fistularium)
Classe: Insecta

Ordem: Hymenoptera

Família: Sphecidae


Pelas pesquisas que fiz, trata-se da espécie Sceliphron fistularium. São seis espécies do gênero que ocorrem em regiões tropicais, duas que ocorrem no Brasil (S.fistularium e S. asiaticum).

De toda a forma, vamos falar um pouco amplamente sobre o gênero. Esse animal é bem interessante e é bastante legal observar o seu comportamento. As duas fotos foram tiradas em Tefé, em casa. Uma delas, na janela do meu quarto.

Faz os ninhos com lama e vai montando, câmara por câmara. Antes de construir a próxima, prende a presa na câmara anterior. Normalmente sua principal presa são aranhas.

Comparando S. fistularium com S. asiaticum, nota-se que a segunda habita áreas mais secas, mas ambas possuem grande distribuição, que vai desde a América Central até a o sul da América do Sul (S. asiaticum ocorre em regiões mais meridionais).

Também há algumas diferenças quanto a construção dos ninhos. S. asiaticum constrói seu ninho em câmaras paralelas ao substrato, enquanto que, em S. fistularius, o ninho parece mais adaptado a galhos ou raízes penduradas.


Outra diferença é quanto às presas. S. fistularium procura mais aranhas dos gêneros Gasteracantha e Micrathena, que não foram encontradas na outra espécie de vespa.

Fontes:

An observation of the parasitoid Melittobia australica Girault (Hymenoptera: Eulophidae) and its host, the solitary wasp Sceliphron asiaticum (Linnaeus) (Hymenoptera: Sphecidae) – 2014 – Entomologica Americana - Leonardo S. CarvalhoMarcus Vinicius O. Bevilaqua, Ranyse B. Quirino

The comparative distribution and population dynamics in Trinidad of Sceliphron fistularium (Dahlbom) and S. asiuticurn (L.) (Hymenoptera: Sphecidae) - B. E. Freeman - Biological Journal ofthe Linnean Sociely (1982)

3 comentários:

  1. Olá. Uma dessas vespas escolheu um enfeite de minha varanda para fazer seu ninho. Desde que a percebi já fez 5 casulos e havia outros feitos, talvez mais 4. Apesar de interessante vê-la construir o ninho e colocar lá suas presas, me preocupa que tamanho isso terá e o momento em que as novas vespas sairão. Tem alguma sugestão? Retiro o ninho agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria saber, mas pareve q sai uma vespa só do ninho, né? E q ela é uma vespa solitária tb, não vive em colônias...

      Excluir
  2. Cada casulinho é uma vespa que sai. Dentro do casulo ela coloca uma presa viva e a vespa nova vai se alimentar dela. Na minha casa sempre tem os ninhos e nunca tive nenhum problema. Inclusive nem problemas com a vespa querer me atacar.

    ResponderExcluir