quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

papa-formiga-barrado

Papa-formiga-barrado (Cymbilaimus lineatus)

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Thamnophilidae

Espécie grande de papa-formiga (16 a 18 centímetros), característica pelos olhos vermelhos e corpo listrado. O macho é negro, listrado de branco (foto da esquerda) e a fêmea parda, listrada de preto (foto da direita).

Habita estratos médios da floresta, em bordas de matas densas e florestas úmidas da Amazônia. 
Ocorre das Guianas e Venezuela até a Bolívia. No Brasil, do norte do Mato Grosso ao leste do Pará e Amazonas inteiro.
Assim como outras espécies da família se alimenta de insetos, mas não costuma seguir formigas-de-correição. Também captura grandes artrópodes e pequenos vertebrados.

As duas foto foram tiradas em Tefé/AM, em ramais da Estrada da Emade, onde há fragmentos de terra firme bem preservados, entremeados com roças de mandioca e pequenas comunidades.

Para ouvir o som da espécie, consultar o link: https://www.xeno-canto.org/species/Cymbilaimus-lineatus


Está fora de perigo de extinção.


Fontes:

Ornitologia Brasileira - Helmut Sick

Aves do Brasil, uma visão artística - Tomas Sigrist


terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

vespa-amassa-barro

Vespa –amassa-barro (Sceliphron cf fistularium)
Classe: Insecta

Ordem: Hymenoptera

Família: Sphecidae


Pelas pesquisas que fiz, trata-se da espécie Sceliphron fistularium. São seis espécies do gênero que ocorrem em regiões tropicais, duas que ocorrem no Brasil (S.fistularium e S. asiaticum).

De toda a forma, vamos falar um pouco amplamente sobre o gênero. Esse animal é bem interessante e é bastante legal observar o seu comportamento. As duas fotos foram tiradas em Tefé, em casa. Uma delas, na janela do meu quarto.

Faz os ninhos com lama e vai montando, câmara por câmara. Antes de construir a próxima, prende a presa na câmara anterior. Normalmente sua principal presa são aranhas.

Comparando S. fistularium com S. asiaticum, nota-se que a segunda habita áreas mais secas, mas ambas possuem grande distribuição, que vai desde a América Central até a o sul da América do Sul (S. asiaticum ocorre em regiões mais meridionais).

Também há algumas diferenças quanto a construção dos ninhos. S. asiaticum constrói seu ninho em câmaras paralelas ao substrato, enquanto que, em S. fistularius, o ninho parece mais adaptado a galhos ou raízes penduradas.


Outra diferença é quanto às presas. S. fistularium procura mais aranhas dos gêneros Gasteracantha e Micrathena, que não foram encontradas na outra espécie de vespa.

Fontes:

An observation of the parasitoid Melittobia australica Girault (Hymenoptera: Eulophidae) and its host, the solitary wasp Sceliphron asiaticum (Linnaeus) (Hymenoptera: Sphecidae) – 2014 – Entomologica Americana - Leonardo S. CarvalhoMarcus Vinicius O. Bevilaqua, Ranyse B. Quirino

The comparative distribution and population dynamics in Trinidad of Sceliphron fistularium (Dahlbom) and S. asiuticurn (L.) (Hymenoptera: Sphecidae) - B. E. Freeman - Biological Journal ofthe Linnean Sociely (1982)