segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

sagui

sagui (Saguinus pileatus)

Classe: Mamíferos

Ordem: Primatas

Família: Callitrichidae

Na bibliografia mais antiga essa espécie é considerada como subespécie de Saguinus mystax (S. m. pileatus). S. pileatus ocorre ao sul do rio Solimões e a oeste do rio Purus. É bastante comum na região de Tefé, ocorrendo, inclusive, em áreas urbanizadas. Sempre observamos no campus do Instituto Mamirauá, localizado na margem direita do lago Tefé, sempre em grupos (ambas as fotos). Já observei, também, em buritizais na beira da estrada da Agrovila e em ramais de terra firme, em fragmentos florestais mais preservados.

Possui a região labial de coloração branca e um topete alaranjado bastante característico. O dorso é escuro, com listras acizentadas.

Assim como outras espécies do gênero, são generalistas, se alimentando de insetos e frutas (o indivíduo sozinho da foto estava se alimentando de mangas junto ao grupo dele). São diurnos. 
Ocupam o estrato médio e alto das árvores, mas é possível observá-los frequentemente no solo.

Está fora de perigo.

Fontes:

A taxonomic review of the titi monkeys, genus Callicebus Thomas, 1903, with tht description of two new species, Callicebus bernhardi and Callicebus stephennashi, from brazilian Amzonia – Neotropical Primates, 2002 - Marc G. M. van Roosmalen , Tomas van Roosmalen , and Russell A. Mittermeier

www.iucnredlist.org

Mammal of the Neotropics (The Central Neotropics) – John Eisenberg e Kent Redford 

Nenhum comentário:

Postar um comentário