terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

cágado

cágado - Trachemys d´orbigny

É a espécie de quelônio de água doce mais comum no Brasil. Ocorre também no Uruguai e na Argentina. São consideradas duas subespécies, essa do sul do Brasil e outra que ocorre no nordeste brasileiro (T. d. adiutrix).
As fêmeas são ligeiramente maiores do que os machos.
É ameaçada pelo comércio ilegal de animais, sendo a segunda espécie de réptil mais vendida. Além disso, é ameaçada por uma espécie de quelônio exótica, a Trachemys scripta. Outra ameaça é a coleta de ovos para consumo. No Brasil a espécie está reportada como fora de perigo, mas, na Argentina, está na categoria ameaçada.
Estudos mostram que T. d’orbigny se alimenta, principalmente, de plantas, moluscos e artrópodes.  É uma espécie generalista e oportunista. Os jovens são mais insetívoros do que os adultos e as fêmeas tem maior preferência por plantas.
Ambas as fotos foram tiradas na minha visita ao Rio Grande do Sul, em novembro do ano passado. A foto à direita, foi de um animal achado no meio de uma estrada de terra que dá acesso a uma das entradas do Parque Nacional Lagoa do Peixe; à esquerda, um animal em um banhado próximo à Lagoa dos Patos.

Fontes:
Dietary variation and overlap in D’Orbigny’s slider turtles Trachemys dorbigni (Duméril and Bibron 1835) (Testudines: Emydidae) – A. T. Hahn, C. A. Rosa, A. Bager, L. Krause.


Southernmost Localities of Trachemys dorbigni and First Record of Trachemys scripta elegans for Argentina (Cryptodira: Emydidae) - Leandro Alcalde, Natacha N. Derocco  , Sergio D. Rosset and Jorge D. Williams.

Nenhum comentário:

Postar um comentário