domingo, 24 de março de 2013

tiê-sangue

tiê-sangue (Ramphocelus bresilius)

Classe: Aves
Macho adulto
Ordem: Passeriformes
Família: Thraupidae

Belíssima espécie endêmica do Brasil, ocorre no bioma Mata Atlântica, de Santa Catarina a Paraíba. Embora a Mata Atlântica esteja sob grande ameaça, o que reduz a área de ocorrência dos animais que ali vivem, o tiê-sangue é considerado fora de perigo de extinção, pois ainda há bastantes indivíduos registrados.
Habita capoeiras, beiras de mata, restingas, plantações e até em parques e praças nas cidades.
É uma espécie frugívora, mas também pode se alimentar de pequenos insetos e suas larvas. Foi beneficiado pela cultura de bananas no Sudeste brasileiro, pois representa uma importante fonte de alimentação.
Macho sub-adulto
A reprodução ocorre na primavera e no verão. A maturidade sexual se dá no primeiro ano de vida, mas o macho só adquire a plumagem vermelho-vivo no segundo ano. A fêmea deposita entre 2 a 3 ovos azulados com pintas pretas e apenas ela choca. Após a eclosão, vários indivíduos cuidam da prole. São duas a três oviposições por temporada e o choco dura 13 dias. A independência dos filhotes é após 35 dias. Os ninhos de R. bresilius são parasitados pelo chopim (Molothrus bonairenses).
Pesa cerca de 31 g e mede 19 cm. O macho é de cor vermelho-vivo com partes pretas e a fêmea é marrom. O macho imaturo é similar à fêmea.
A foto à direita foi tirada no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, lioral sul do estado de São Paulo; a foto à esquerda é da trilha da Urca, Rio de Janeiro.

Fontes:

www.wikiaves.com.br
www.iucnredlist.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário