sábado, 24 de setembro de 2011

Gavião-real

Gavião-real (Harpia harpija)

Classe: aves
Ordem: accipitriformes
Família: accipitridae

Considerada a ave de rapina mais forte do mundo, embora não seja a maior. A fêmea é maior do que o macho, pesando, em média, 9kg e 4,8kg respectivamente.
É um animal de topo de cadeia, ou seja, não possui predadores naturais. As atividades humanas são responsáveis pelo decréscimo da população de H. harpija, sendo principalmente a caça e o desmatamento. De acordo com a IUCN a espécie se encontra quase ameaçada, mas sua população está em declínio.
Se alimenta de animais grandes, como macacos (incluindo guaribas e macacos-aranha), quatis, preguiças, filhotes de veado, aves grandes (araras, mutuns) e outros mamíferos.
Constrói ninhos em árvores altas e põe 2 ovos, porém normalmente apenas 1 filhote sobrevive. Essa foto foi tirada na Reserva Adolpho Ducke, na cidade de Manaus/AM. A árvore, um Angelim (Dinizia excelsa??) possui um ninho, no qual há um filhote e o indivíduo da foto é o adulto.
Habita florestas primárias, de galeria e densas. Possui grande destreza no vôo no meio da vegetação. Atualmente a população se concentra primordialmente na Amazônia, mas sua distribuição no passado incluía a Mata Atlântica. Também ocorre em alguns países da América Central, do Panamá ao sul do México.

Fontes:

www.wikiaves.com.br
www.iucnredlist.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário