terça-feira, 20 de outubro de 2015

pavó

pavó (Pyroderus scutatus)

Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Cotingidae

Mais um cotingídeo para o blog, mas agora um representante da Mata Atlântica brasileira. E não é apenas mais um cotingídeo, mas sim o maior do Brasil, de fora da Amazônia (46 centímetros o macho e 39 cm a fêmea). Preto, com distinta garganta vermelha.
Seu canto se assemelha a um mugido baixo e profundo, lembrando também o som dos mutuns. Ao mugir, a ave sacode a cabeça e infla o saco gular, agitando-o para os lados na sequência. Depois, se levanta, evidenciando o saco gular vermelho e inflado e solta o seu som, com o bico fechado. A cerimônia é realizada em grupos, que podem chegar a 10 indivíduos.
Assim como outras espécies da família, se alimentam preferencialmente de frutas, mas podem complementar sua dieta com insetos e larvas. Assim como vemos na foto, o pavó também pode capturar pequenos vertebrados, como esse lagarto.
Habita matas altas, florestas subtropicais, florestas úmidas de montanha e baixas (essa foto foi tirada em um pequeno morro no Parque Barigui, em Curitiba). Ocorre do sul da Bahia ao norte do Rio Grande do Sul, Goiás central ao Paraguai. Está presente no norte da América do Sul, nas montanhas do Peru, Equador, Colômbia e Venezuela e Guiana.
É utilizada como alimento para populações humanas.
Está fora de perigo de extinção, mas sua população está em declínio.

Fontes:

Ornitologia Brasileira - Helmut Sick
http://www.birdlife.org/datazone/species/factsheet/22700928/additional