araracanga (Ara macao)
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidea
Manaus ainda proporciona o prazer de ouvir algumas aves cantando e, surpreendentemente para uma capital de 2 milhões de habitantes, os gritos estridentes da araracanga são relativamente comuns. Final de tarde no Conjunto Tiradentes pode ser um espetáculo de araracangas voando e cantando. Muitas vezes elas param nas embaúbas (Cecropia sp.) da, sôfrega, porém lutadora mata ciliar do igarapé do Mindú. E nessas horas que eu saio correndo para tentar alguma imagem.
Ara macao é uma ave grande, com cerca de 89 cm, de vermelho muito vivo. É semelhante à A. chloroptera, mas possui coloração amarela na parte média das asas, ao contrário da segunda, que possui cor verde.
É um animal frugívoro. Constrói seu ninho em ocos de árvores altas. A nidificação ocorre entre dezembro e março.
Vive em grupos. Observo, normalmente, em grupos de 5 a 10 indivíduos.
Habita florestas úmidas, matas ciliares, clareiras com algumas árvores, matas de várzea e, como vimos, inclusive cidades que ainda possuem alguma vegetação. Ocorre no Mato Grosso, Maranhão e todas a região norte do Brasil. Da Bolívia ao Equador, Guiana Francesa à Colômbia. Ocorre também na América Central, mas foi possivelmente extinta de parte de sua área de ocorrência nesse Continente.
É considerado fora de perigo de extinção, mas com o número em declínio.
Fotos:
1 - Voando sobre Manaus.
2 - Empoleiradas nas embaúbas do igarapé do Mindú.
3 - Casal no cano do Apara, RDS Mamirauá.
4 - Indivíduo na entrada do ninho em um tacacazeiro no cano do lago Mamirauá, RDS Mamirauá.
Fontes:
www.iucnredlist.org
www.wikiaves.com.br