
Canário-da-terra (Sicalis flaveola)
Classe: aves
Ordem: passeriformes
Família: emberezidae
Estava assistindo SPTV hoje e uma das reportagens foi sobre a apreensão em São Paulo de centenas de canarinhos que vinham transportados em gaiola do interior do Estado. Procurei a notícia nos sites da Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e da Globo.com, mas não consegui achá-la para divulgar aqui. O tráfico de animais - e canários-da-terra são um dos mais procurados - é comum, mas a imprensa não divulga como necessário. Então o bicho de hoje é nosso bonitinho e simpático canarinho.
Embora seja muito caçado, principalmente porque seu canto é bastante melodioso, o canário-da-terra está fora de perigo de extinção, ao menos por enquanto. Isso se deve ao fato da espécie

Habita áreas abertas e semi-abertas, campos sujos, campos limpos, pastos, caatingas, plantações e fazendas. Podem ser prejudiciais aos arrozais, uma vez que se alimentam em bandos desse grão.
O macho é amarelo escuro, com estrias pretas nas asas e as fêmeas são pardo-oliváceas. Possuem cerca de 13-14cm.
Se alimenta de sementes.
Costuma nidificar (o ninho é uma cestinha) em buracos ou cavidades naturais, ninhos de joão-de-barro (Furnarius rufus) ou ninhos de gravetos de outros furnarídeos. Podem nidificar em caixas ou bambus perfurados e até mesmo em caveiras de boi. Podem chocar até 3 vezes no

As 3 fotos foram tiradas de lugares diferentes: a primeira foi no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a segunda na cidade de Itacarambi/MG no Vale do Peruaçu e a última na Fazenda Xaraés, no município de Corumbá/MS - Pantanal.
Fontes:
Ornitologia Brasileira - Helmut Sick
Aves do Brasil - Tomas Sigrist
www.iucnredlist.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário