Este blog foi o meio que achei para poder aproveitar as fotos que eu tiro pelo país e compartilhar um pouco de uma das minhas grandes paixões que é o mundo animal. Espero que seja útil e que aproveitem!
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
Sauim-de-manaus
Sauim-de-manaus (Saguinus bicolor)
Classe: mammalia
Ordem: primatas
Família: callitrichidae
Antes era chamado de sauim-de-coleira, mas o nome mudou devido sua distribuição que é apenas na região de Manaus, nas margens esquerda dos rios Negro e Amazonas. Como espécie endêmica de uma pequena área e essa área estar sob forte pressão antrópica e crescente urbanização S. bicolor é considerada espécie ameaçada e sua população está em declínio.
Essa foto foi tirada no Parque Municipal do Mindu que é, juntamente com a área florestada da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e a Reserva Florestal Adolpho Ducke, um dos melhores locais para a observação desse animal.
São animais pequenos, pesando entre 400 a 560g.
Costumam utilizar o estrato inferior da floresta em pequenos grupos de 4 a 15 indivíduos, se alimentando preferencialmente de frutos, flores, exudatos das árvores e artrópodes. Talvez a estratégia de não utilizar muito o dossel ou as porções mais altas das árvores seja devido à uma maior vulnerabilidade ao ataque de predadores, como algumas aves de rapina.
Habitam florestas secundárias e outras formações abertas como campinaranas e capoeiras e sua área de uso é de cerca de 12 hectares.
No estudo de Egler (1992) foi mostrado que a fêmea da à luz a 2 filhotes e a reprodução ocorreu entre maio e novembro.
Fontes:
Egler, G. S. Feeding Ecology of Saguinus bicolor bicolor (Callitrichidae: Primates) in a Relict Forest in Manaus, Brazilian Amazonia. International Journal of Primatology, 59 (2), 1992.
Vidal, M. D., Cintra, R. Effects of forest structure components on the occurence, group size and density of groups of bare-face tamarin (Saguinus bicolor - primates: Callitrichinae) in Central Amazonia. Acta Amazonica, 36(2), 2006.
Mammals of the Neotropics. John Eisenberg e Kent Redford.
www.iucnredlist.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário