Classe: aves
Ordem: ciconiiformes
Família: ciconiidae
Belíssimo animal é a maior ave voadora do Brasil. Possui mais de 1 metro de altura, envergadura de aproximadamente 2,5m e chega a pesar 8kg.

Por vezes observamos grandes bandos desses animais, especialmente na época de vazante e seca no Pantanal, momento esse em que os peixes estão aprisionados em poças rasas, sendo alvo fácil de predadores como tuiuiús, outras cegonhas e garças. Normalmente esse fenômeno dura poucos dias, pois as aves acabam com todo o recurso e movem-se para outro local.

O tuiuiú se alimenta preferivelmente de peixes, destaque para o muçum (Synbranchus sp.), pequenos jacarés, cobras, anuros e alguns invertebrados.
Nidifica em árvores altas, como as piúvas (Tabebuia sp) no Pantanal.

A última foto é um filhote que achei no chão, após um forte temporal ter derrubado o ninho inteiro. Criei o animal por cerca de 3 meses, quando já possuía o "colar" avermelhado. Depois disso o pessoal da Pousada Xaraés terminou de cuidar até ele ficar independente.
Não costumam produzir nenhum som à exceção do bater de bicos.
Fazem termorregulação urinando nas pernas o que provoca um refrescar imediato com a evaporação da urina.


Habita margens de rios (como a terceira foto, tirada no arquipélago de Mariaú - o maior arquipélago fluvial do mundo - rio Negro, Barcelos/AM), lagos, campos úmidos e áreas abertas. Ocorre do México à Argentina, por quase todo o Brasil, excetuando-se parte dasa regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Aparece como visitante no Panamá, Granada, Uruguai, EUA e Trinidad e Togabo.
É considerada uma espécie fora de perigo.
Fontes:
Ornitologia Brasileira - Helmut Sick
www.iucnredlist.org
www.fishbase.org
quando fui na Faz São Francisco ele tava lá quase grandinho já, pronto pra ir embora!!!
ResponderExcluir